Menu

08/ 03/ 2018

Secretária Municipal de Educação participa do Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (undime)

A Secretária Municipal de Educação, Juliana Dantas juntamente com o Professor Rafael e Romário, integrante Equipe da Secretaria de Educação estão participando do Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (undime) entre os dias 8 e 9 de março em Natal.
Gestores, técnicos em educação e prefeitos de todo o estado do Rio Grande do Norte, irão participar nos dias 08 e 09 de março do Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN). O encontro acontecerá em Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), que tem como tema: O Regime de Colaboração e os Desafios para a Gestão Educacional.
O debate vem como eixo central, porque União, Estado e Municípios precisam dialogar e construir projetos, programas e planos de educação de forma horizontal, onde todos possam colaborar na construção da educação pública de qualidade que tanto se anseia.
Segundo a presidente da Undime/RN e secretária municipal de educação no município de Ipanguaçu, a professora Jeane Dantas, é necessário que todos compreendam e cumpram as competências dos entre os federados, ação supletiva da União e regime de colaboração entre sistemas de ensino. “Temos hoje muitos gestores novos nas prefeituras, prefeitos e secretários que precisam se integrar e construir um pacto pela educação, mas não são apenas eles, a união e os estados brasileiros precisam construir projetos e planos que venham de encontro a realidade. A elaboração de ações de forma vertical, se torna ineficaz. Educação precisa ser discutida e construída abertamente das bases”, enfatiza.
A programação vai reunir profissionais que coordenam programas e projetos junto ao Ministério da Educação (MEC), além de outros parceiros. Entre os assuntos em pauta, estarão também: A apresentação da documentação para autorização e funcionamento das escolas municipais, orientação para criação do Sistema Municipal de Educação; Novo Sistema de Prestação de Contas do FNDE; Os Programas Educação Conectada e Mais Alfabetização; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação; Construção do currículo a partir das competências da Base Nacional Comum Currículo (BNCC) e Rede de Acompanhamento dos Planos de Educação no RN.
Jeane ressalta a importância de todos os gestores participarem, “É um momento importante onde iremos falar abertamente sobre a colaboração entre os governos, porque quando um município ganha, a educação brasileira se fortalece. E é importante que cada secretário mobilize seus prefeitos e prefeitas para estarem juntos conosco no segundo dia”, enfatiza a secretária, que estima reunir mais de 300 pessoas.

Fonte Udime/RN

Compartilhe: